LUNDA- CÔKWE
ORIGEM
Os Lunda-Côkwe, são um povo do nordeste de Angola encontrados nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Móxico, ainda estão localizados no Noroeste da Zâmbia e no Sudoeste da República Democrática do Congo em Katanga, Kasai e alto Kwango, estimados em cerca de um milhão de indivíduos.
O nome Tchokwe apresenta algumas variantes como, Chócue, Chokwe, Tchokwe e Batshioko, e entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos.
De origem Bantu, a etnia Tchokwe, matrilinear, patrilocal e falante do idioma utshokwe, estava sob a autoridade política, legal e religiosa de um chefe tribal, o mwanangana, que reinava com o apoio dos seus antepassados aos quais prestava culto.
Os Tchokwe viviam na Serra de Muzamba, a norte de Angola, quando foram invadidos, no final do século XV, pelos Lunda. A partir de 1830, conseguiram libertar-se do poderio dos invasores e empreenderam uma enorme expansão com o apoio de armas e de tráfico, essencialmente, de marfim, escravos e cera. A expansão dos Tchokwe atingiu o seu auge social e cultural durante os séculos XVIII e XIX, chegando a apoderar-se da capital dos Lunda, em 1887. Posteriormente, enfraquecidos pelas doenças e submetidos ao domínio dos portugueses e dos belgas, os Tshokwe procuraram salvaguardar a sua autonomia, migrando para leste e tornando-se semi-nómadas. Por ser um povo nómada, o povo Tchokwe tem suas origens na região central da África, alastrando-se principalmente no nordeste de Angola, sudeste da República Democrática do Congo e noroeste da Zâmbia.
Os Tchokwe são descendentes dos Lunda, um grande império da área, e os Tchokwe estabeleceram-se como um grupo distinto no século XV, migrando em busca de novas terras para caça, agricultura e extração de recursos como, marfim e cera de abelha. Eles desenvolveram uma sociedade estruturada com sistemas de liderança e uma rica tradição artística, especialmente em escultura de madeira.
No final do século XIX, os Tchokwe tiveram contacto com exploradores e comerciantes europeus, intensificado pela colonização portuguesa de Angola. Apesar do impacto da colonização, que alterou suas estruturas sociais e econômicas, os Tchokwe conseguiram preservar muitos aspectos de sua cultura.
Nós dias de hoje, continuam sendo um grupo étnico significativo, mantendo suas tradições enquanto se adaptam às mudanças contemporâneas.

Sem comentários:
Enviar um comentário