*HÁBITOS E COSTUMES*
O povo Ovimbundu, localiza-se na região sul e do planalto central de Angola, tem uma rica herança cultural e social. Seus hábitos e costumes são influenciados por suas tradições ancestrais e pelo ambiente em que vivem.
*ASPECTOS IMPORTANTES:*
1. Agricultura: a agricultura é a base da economia do povo Ovimbundu, cultivam principalmente o milho, feijão, mandioca e batata-doce. A horticultura também é comum, e a criação de gado, no entanto, o gado bovino é criado em menor escala.
2. Organização Social: o povo Ovimbundu é organizado em clãs e famílias extensas. Cada clã é liderado por um Chefe, que tem autoridade sobre questões comunitárias e de terra. As decisões importantes são frequentemente tomadas por um Rei, Conselho de anciãos ou sobas das aldeias.
3. Casamento e Família: para os Ovimbundus o casamento é uma instituição central, as famílias são extensas e vivem juntas ou próximas. A poligamia é praticada, embora tenha diminuído com a influência dos costumes europeus. Os casamentos são geralmente arranjados pelas famílias e envolvem o pagamento de um dote.
4. Religião e Crenças: os Ovimbundu praticam religiões tradicionais que envolvem a veneração dos ancestrais e a crença em espíritos. Os rituais e cerimônias são conduzidos por curandeiros e sacerdotes tradicionais. Com a colonização, o cristianismo, em particular o catolicismo e o protestantismo, são os mais praticados.
5. Música e Dança: a música e a dança são parte integrante da cultura Ovimbundu. Utilizam instrumentos tradicionais como batuques, marimbas e chocalhos. As danças são realizadas em celebrações, cerimônias e eventos comunitários, como a dança lundongo, tchinganji entre outras.
6. Artesanato: os Ovimbundus são habilidosos em várias formas de artesanato, incluindo a tecelagem de cestos, a cerâmica e a escultura em madeira. Esses produtos são usados tanto para fins utilitários quanto decorativos e comerciais.
7. Língua: a língua principal dos Ovimbundu é o Umbundu, uma das línguas Bantu com variações linguísticas. Após a colonização, tornou-se a sua segunda língua de expressão.
8. Habitação: as casas tradicionais das aldeias dos Ovimbundus são feitas de barro, paus, caniço e palha. Geralmente têm uma estrutura circular ou quadradas, com telhado triangulares coberto de capim ou palha.
9. Vestimenta: a vestimenta tradicional inclui roupas feitas de tecidos à mão e actualmente com a influência ocidental, as roupas modernas também são comuns, especialmente, entre os jovens.
10. Alimentação: a dieta dos Ovimbundus é baseada nos produtos agrícolas que cultivam, principalmente, o milho, feijão, mandioca e batata-doce. A carne consumida é basicamente de gado bovino, caprino, suíno, galinha e peixe dos rios, além da carne de caça.
Entretanto, esses hábitos e costumes reflectem a rica identidade cultural que é caracterizada pela história dos Ovimbundus, que combinam as tradições ancestrais e as influências modernas.
*OVITUWA KWENDA OVIHOLO*
O wini wo vimbundu wa tiamelã, ale ulinga o nepa ko vimuka ale olo munga vialimi vikwete atendelo aluwa vo manu mulõ vo feka yongola, o wini owu wa kulihiwã ku nene ku ngili okulima ndeci epungu, utombo kwenda o cipoke.
Ko nepa yo vituwa, ovimbundu vikwete oviholo viapata via pama lo ku vi lava ale o ku visumbila vo munga . ovo vakwete ekalo lyo ku lava ale oku felevela oviholo viavapakulū viavo lo vilelembia ye kalo.
Olomiluko vilekisa esilivilo lya velapo ko oviholo vio vimbundu, lo lomiluku viakamukwavõ vio wini owu via lingiwa volo tembo vialitepa, ndeci ovipito, aliongolwilo vio lowela lo vituwa via vapakulū.
Ovituwa vio vimbundu laviovo mu sangiwa uwasi waluwa lo ku songa kwenda okutunga lavaya. Oviteka ale ovimwamwango evi vio ku songa via kulihiwã le poso liayo luhiti.
Vo cosi , ovimbundu viakulihiwa lu mbombe wavo, ocisumbiso ko vituwa, enavõ liapama elitokeko vo feka kwenda vekalo.
Sem comentários:
Enviar um comentário